Portal Alto Piquiri
Padre Reginaldo Manzotti
Dengue
Coronavirus
ACCEL CELULARES
Sumup
Tíade Corretorra
Decoração
El Mate
Dengue
Portal Alto Piquiri
153 COBRAS

Cobras que viviam com família de Mandaguari são recolhidas pelo IAT

As cobras eram recolhidas a pedido dos moradores, já que na região a presença desses animais em residências é bastante comum.

31/07/2020 08h42Atualizado há 2 semanas
Por: Portal Alto Piquiri
Fonte: OBemdito
97
Foto:Divulgação
Foto:Divulgação

Técnicos do Instituto Água e Terra  (IAT), em conjunto com a Polícia Ambiental e Secretaria Estadual da Saúde, realizaram uma operação nesta quarta-feira (29) para recolher 153 cobras peçonhentas que eram mantidas em uma residência de Mandaguari, região noroeste do Paraná.

Os animais são os mesmos que eram criados por uma família, conforme publicou OBemdito recentemente. O marmoreiro Dirley Bortolanza, de 62 anos, era quem cuidava dos animais.

A ação foi organizada após notícias divulgadas relatando que o morador mantinha cobras 153 cascavéis (52 adultos e 100 filhotes) e uma jararaca em sua residência. As cobras eram recolhidas a pedido dos moradores, já que na região a presença desses animais em residências é bastante comum.

“O órgão ambiental reconhece o auxílio prestado pelo cidadão, mas reforça que a atividade de resgate não pode ser realizada sem a devida autorização, tampouco a manutenção de animais silvestres em cativeiro”, ressalta a bióloga e chefe do setor de Fauna do Instituto Água e Terra, Paula Vidolin. Cobras peçonhentas são as que têm capacidade de inocular veneno e representam risco em acidentes pela picada. O veneno ocasiona diversos sintomas e pode matar caso não haja tratamento adequado.

MandaguariMandaguari - PR Durante a Segunda Guerra Mundial as cidades que tinham o nome de origem alemã foram substituídas. Por acharem que Lovat era de origem germânica, o patrimônio de Lovat teve o nome alterado para Patrimônio Mandaguari. O nome Mandaguari tem origem indígena, que designava uma espécie de abelha existente na região e que ainda leva esse nome (da família dos Melipônidas). Mas a atribuição desse nome deveu-se provavelmente originado do nome do ribeirão que delimitava com Jandaia do Sul.
Alto Piquiri - PR
Atualizado às 11h08
24°
Pancada de chuva Máxima: 29° - Mínima: 17°
24°

Sensação

2.6 km/h

Vento

55.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
ACCEL CELULARES
Dengue
Portal Alto Piquiri-Dengue
Sumup
Coronavirus
ACCEL CELULARES
Coronavirus
Portal Alto Piquiri
Previsão do Tempo
Municípios
Charge
Portal Alto Piquiri
Dengue
Portal Alto Piquiri
Coronavirus
Últimas notícias
Portal Alto Piquiri
Mais lidas
Anúncio
Anúncio