Dengue
ACCEL CELULARES
El Mate
Dengue
Coronavirus
Sumup
Portal Alto Piquiri
Portal Alto Piquiri
Tíade Corretorra
Decoração
Covid-19

Médico de 34 anos morre por Covid-19 no Paraná, e irmão diz: 'Perdemos um herói'

Marcos Petyk Sereja trabalhava em Guaratuba, no litoral do estado, e ficou 26 dias internado. Dados do governo estadual indicam que 56 profissionais da saúde não resistiram ao novo coronavírus.

03/09/2020 17h03
Por: Redação
Fonte: G1 PR
1.077
O médico cardiologista Marcos Petyk Sereja, de 34 anos, trabalhava em Guaratuba e Paranaguá, no litoral do Paraná — Foto: Arquivo pessoal
O médico cardiologista Marcos Petyk Sereja, de 34 anos, trabalhava em Guaratuba e Paranaguá, no litoral do Paraná — Foto: Arquivo pessoal

O médico cardiologista Marcos Petyk Sereja, de 34 anos, que estava internado havia 26 dias no Hospital do Rocio, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, morreu por complicações da Covid-19 na noite de quarta-feira (2).

A informação foi confirmada pela família e pela Prefeitura de Guaratuba, no litoral do Paraná, cidade onde o profissional trabalhava desde 2014.

"Perdemos um herói. Ele era um orgulho da família, amava o que fazia. Estamos todos muito tristes, a dor é muito grande. Nós nunca achamos que alguém perto da gente vai ser contaminado, que isso vai acontecer com alguém que amamos", disse Fernando Sereja, irmão do médico.

O cardiologista foi diagnosticado com a doença em 7 de agosto. Segundo o irmão, ele ficou isolado em casa, mas com a piora do estado de saúde precisou ser internado.

Em Guaratuba, o médico morava com a mulher e a filha, de dois anos. As duas também contraíram o novo coronavírus, mas se recuperaram. Ainda segundo o irmão do cardiologista, a última vez que o médico viu os pais foi há 90 dias. O corpo de Marcos Petyk Sereja será cremado em Guaratuba.

"Acreditamos que ele foi contaminado quando entubava um paciente que estava com Covid-19. Ele ficou isolado em casa por uma semana, mas depois precisou ser internado, foi direto para a UTI. Infelizmente, não resistiu", contou Fernando Sereja.

O médico trabalhava no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Guaratuba, e também em um hospital de Paranaguá, no litoral do estado. A Prefeitura de Guaratuba informou que ele também atendeu em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Pronto Socorro.

"Cada colega de trabalho, cada servidor municipal e certamente cada morador de Guaratuba lamenta profundamente seu falecimento. Ele fará muita falta, com seu olhar de menino, seu sorriso constante, sua humanidade no trato com os pacientes e equipe", afirmou em nota a administração municipal.

Conforme a prefeitura, haverá uma carreata na tarde desta quinta-feira (3) em homenagem ao profissional.

Marcos Petyk Sereja nasceu em Paranavaí, no noroeste do Paraná. O irmão contou que ele fez o curso de medicina na Argentina e revalidou o diploma no Brasil há nove anos.

O médico cardiologista Marcos Petyk Sereja, de 34 anos, se formou na Argentina e revalidou o diploma no Brasil — Foto: Arquivo pessoal

 

Segundo da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o Paraná atingiu a marca dos 134.162 casos confirmados de Covid-19 e 3.360 mortes.

Os últimos dados indicam que no estado perdeu 56 profissionais da saúde por complicações da Covid-19 – sete eram médicos. O setor da enfermagem registrou o maior número de vítimas: 21 até esta quarta.

Em Guaratuba, onde Sereja trabalhava, foram registrados desde março 549 casos e 13 mortes relacionadas ao novo coronavírus.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
GuaratubaGuaratuba - PR Guaratuba é um município do estado do Paraná, no Brasil. Suas principais atividades econômicas são a pesca, a agricultura e o turismo.Segundo algumas fontes secundárias controversas, Guaratuba é dos mais antigos municípios do estado, estando entre os dois que foram fundados no regime colonial.
Alto Piquiri - PR
Atualizado às 20h31
28°
Pancada de chuva Máxima: 37° - Mínima: 18°
28°

Sensação

2.3 km/h

Vento

37.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Dengue
Portal Alto Piquiri-Dengue
ACCEL CELULARES
Portal Alto Piquiri
Coronavirus
ACCEL CELULARES
Portal Alto Piquiri
Previsão do Tempo
Coronavirus
Sumup
Municípios
Portal Alto Piquiri
Portal Alto Piquiri
Coronavirus
Portal Alto Piquiri
Charge
Dengue
Últimas notícias
Portal Alto Piquiri
Mais lidas
Portal Alto Piquiri
Anúncio