Tíade Corretorra
Portal Alto Piquiri
El Mate
Dengue
Portal Alto Piquiri
Decoração
Sumup
Coronavirus
Dengue
ACCEL CELULARES
TEMPO

Meteorologia alerta para a chegada dos 10 dias mais quentes de 2020

A temperatura pode ficar até 7°C acima do normal no interior do Brasil, agravando a situação das queimadas.

12/09/2020 19h19Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
Fonte: Canal Rural
134
Foto: Claudio Capucho/Prefeitura de São José dos Campos
Foto: Claudio Capucho/Prefeitura de São José dos Campos

Estamos prestes a entrar no período mais quente de 2020. Segundo os meteorologistas da Somar, os próximos 10 dias podem ter um desvio da temperatura de até 7 °C. Áreas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo vão apresentar o maior calor para o período. 

As áreas já estão sendo afetada pelos mais de 150 dias de estiagem e essa previsão de altas temperaturas agrava o cenário das queimadas, além de fazer com que o solo perca o que resta de umidade pela evapotranspiração. Na região de Ilha Solteira, na divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul, os termômetros podem bater os 40°C nos próximos dias. “É uma área forte em cana-de-açúcar, uva e pecuária que deve ser prejudicada com este pico de calor”, diz Celso Oliveira da Somar.

Nas áreas de café do Sudeste, a temperatura deverá oscilar entre 30 °C e 35 °C. O calor antes da chegada da chuva é normal, mas como o Sudeste passa por uma estiagem prolongada, os efeitos são mais sentidos por culturas como cana-de-açúcar, café e laranja.  

 

Parte do Centro-Oeste, incluindo a região do Pantanal que pega o sul de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul, enfrenta o pior cenário das queimadas em 22 anos.  Segundo os dados do satélite de referência (AQUA_M-T), obtidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 25.455 focos de queimadas este ano em Mato Grosso. 

Este número ainda é menor do que foi observado em todo o ano passado, com 31.169 focos de queimadas. No entanto, o mês passado isolado chama atenção por ser o agosto com o maior número de queimadas em 10 anos. Agosto de 2020 teve o registro de 10.430 focos de queimadas em Mato Grosso, só perdendo para o agosto de 2010, quando foram registrados 17.459 focos.  

Neste mês de setembro, já foram registrados 5.849 queimadas, quase a metade do mês de setembro de 2019, com 10.747. Existem áreas do estado que ardem em chamas há mais de 5 dias e não há o controle do fogo, que acaba matando animais e destruindo as pastagens, deixando prejuízos enormes e até mesmo perda total para muitos pecuaristas do estado.   

Além destes prejuízos, é preciso entender o quanto as queimadas prejudicam o solo, que fica impróprio para o cultivo. Segundo informações do Grupo Cultivar e Ciclo Vivo, o fogo elimina os nutrientes fundamentais para qualquer cultura vegetativa, como o potássio, fósforo e nitrogênio. As queimadas matam os microorganismos que auxiliam no desenvolvimento das plantas, reduzem a umidade do solo, levando à sua compactação, desencadeiam o processo erosivo, poluem nascentes e águas subterrâneas.  

 

Nos últimos 10 dias de setembro, os meteorologistas preveem que a chuva deva avançar para algumas áreas do Sudeste e da parte central do Brasil. “Os volumes por enquanto são baixos, mas entre o fim de setembro e a primeira semana de outubro devem alcançar os 60 milímetros em algumas áreas que estão ardendo com o calor”, explica Celso Oliveira. Segundo ele, não dá pra esperar uma reversão imediata deste problema, mas no decorrer de outubro a situação fica melhor na região.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Alto Piquiri - PR
Atualizado às 20h20
28°
Pancada de chuva Máxima: 37° - Mínima: 18°
28°

Sensação

2.3 km/h

Vento

37.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
ACCEL CELULARES
Portal Alto Piquiri-Dengue
Dengue
Previsão do Tempo
ACCEL CELULARES
Sumup
Coronavirus
Portal Alto Piquiri
Portal Alto Piquiri
Coronavirus
Municípios
Portal Alto Piquiri
Portal Alto Piquiri
Charge
Coronavirus
Dengue
Portal Alto Piquiri
Últimas notícias
Portal Alto Piquiri
Mais lidas
Portal Alto Piquiri
Anúncio