Dengue
El Mate
Decoração
Tíade Corretorra
Coronavirus
Portal Alto Piquiri
Portal Alto Piquiri
Sumup
ACCEL CELULARES
Dengue
Mercado

Chevrolet Prisma, o líder entre os sedans

Modelo segue entre os mais vendidos da categoria.

14/09/2020 11h07Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
Fonte: FBS
803
 Foto: Freepik
Foto: Freepik

Conquistar a liderança de uma categoria tão importante para o mercado automobilístico como a dos sedãs é para poucos modelos que se destacam principalmente na preferência junto ao consumidor.

 Quem aproveitou essa oportunidade foi o Chevrolet Prisma, que alcançou a liderança do ranking no ano de 2016 e hoje segue entre os dez modelos mais vendidos, ocupando a oitava posição. Só em 2019, foram cerca de 73.721 unidades comercializadas.

Uma das razões do sucesso do sedan está justamente na construção da sua imagem junto ao mercado em que aparece classificado como um dos melhores carros populares para se adquirir.

Seu modelo de entrada consistia em um carro médio e até então considerado simples, com poucos atrativos tecnológicos, situação que veio a mudar a partir de 2013.

A nova geração chegou muito mais atrativa, tanto em estilo, como em acessórios. A reformulação garantiu um dos melhores resultados da Chevrolet, cerca de 88.377 unidades vendidas.

Mesmo com a chegada de novos concorrentes, sua versão mais recente segue como uma das mais completas do mercado. Entre os destaques estão o conforto, a segurança, o design e o acabamento.

No quesito segurança, todos os carros do modelo contam com encosto de cabeça, cinto de três pontos em todos os bancos e sistema Isofix para a fixação de cadeirinhas infantis.

Também está disponível um novo painel de instrumentos com iluminação True White,nova chave canivete e ainda opção de pintura Azul Infinity para a carroceria.

Sua estrutura segue a mesma aplicada em modelos como seus irmãos Chevrolet Onix, Chevrolet Cobalt e Chevrolet Spin. Na parte externa, apresenta frente baixa, faróis com opção de LED, faróis de neblina.

Ainda conta com rodas de liga leve aro 15 e porta malas com detector de luz natural. O parachoque conta ressalto na lateral, além de refletores noturnos e câmera de ré. 

No interior é possível identificar um novo revestimento nos bancos, preparação para sistema de som, além dos cintos de três pontos e Isofix.

Os modelos também contam com direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricas, painel com velocímetro digital, monitoramento de pressão dos pneus, além de ar-condicionado. Conheça as versões a seguir e veja como ter o sedan mais vendido do país você também:

 VERSÕES

Para ser um carro completo como é considerado o Prisma, é preciso contar com versões que atendam diferentes personalidades.  O modelo tem quatro versões: a Joy 1.0, Advantage 1.4, LT 1.4 e LTZ 1.4.

A versão Joy 1.0 é a mais simples de todas, conta apenas com ar condicionado e direção elétrica. Também conta com o aplicativo OnStar, que tem as funções liberadas após o dispositivo ser conectado no aparelho.

Já na opção intermediária, a Advantage 1.4 é diferente no design, uma vez que apresenta lentes escuras nos faróis, pintura preto brilhante nos retrovisores e rodas de aço, com calotas escurecidas.

Por fim, nas versões LT e LTZ, o Prisma aparece com o visual atualizado, incluindo frente baixa, faróis LED, grade remodelada, para-choques e lanternas novas.

Além dos detalhes de cada versão, o modelo inclui rádio simples com USB e Bluetooth, trio elétrico, ar-condicionado e direção elétrica. Exceto no Joy, tem o painel igual em todas as versões. Entre os equipamentos podemos citar a central multimídia MyLink II com os sistemas Android Auto e Carplay com os serviços do OnStar, que garantem o entretenimento durante qualquer viagem.

DESEMPENHO

Para garantir uma boa performance, o Prisma conta com dois tipos de motores em suas versões.

O motor 1.0, por exemplo, tem quatro cilindros, cabeçote com oito válvulas e comando de válvulas com variador de posição. 

Também dispõe de injeção eletrônica indireta de combustível com 78 cavalos a base de gasolina, podendo chegar a 80 cavalos, quando abastecido com etanol.

Já o motor 1.4 também conta com quatro cilindros, cabeçote com oito válvulas e comando de posição de abertura e fechamento. As novidades aparecem com a injeção eletrônica indireta flex, que entrega 98 cavalos na gasolina e 106 cavalos no etanol.

Na prática, o Prisma faz de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos, podendo atingir a velocidade máxima de 180 km/h. Em relação ao consumo utilizando gasolina são 12,9 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada. Já quando abastecido com etanol faz 8,8 km/l na cidade, 10,7 km/l na estrada. Lembrando que esses são dados correspondentes ao desempenho na versão 1.4.

O bom resultado ao volante só é possível graças a um sistema moderno de transmissão manual de seis marchas. Com a sexta marcha é possível alcançar um desempenho melhor do motor, com giro baixo na estrada e saídas mais vigorosas, que permite dirigir ainda melhor na cidade.

CUSTOS

Para identificar o custo-benefício de um carro, não basta apenas conhecer o valor cobrado por ele. Para isso, é preciso conhecer os custos de manutenção no dia a dia e revisão preventiva, que garante o bom desempenho e diminui a possibilidade de acidentes.

Nesse aspecto, o Prisma tem um diferencial comparado com seus principais concorrentes, pois é fácil de mexer. Isso aumenta as possibilidades de deixar a manutenção em dia, pois qualquer mecânico entende as características do carro e pode assim identificar os problemas de forma ainda mais fácil.

Além disso, também existe a rede de assistência de Chevrolet em todo o país, que pode oferecer um atendimento especializado para o Prisma, garantindo um bom resultado.

De uma forma geral, o Prisma não é um carro que exige muitas idas ao mecânico, pois conta com equipamentos de qualidade, com boas respostas aos comandos, além de uma excelente atuação em conjunto.

Outro ponto positivo é que a Chevrolet conta com um preço fixo de revisões, o que diminui as possibilidades de ser pego de surpresa. No primeiro ano, ou ao atingir 10 mil quilômetros, a revisão fica R$ 240,00. Já em quilometragens mais avançadas, pode chegar até R$ 976,00, preço competitivo no mercado. Ou seja, chegou a sua oportunidade de ter um dos carros mais vendidos do país.

 Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais!  

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários