Coronavirus
ACCEL CELULARES
Portal Alto Piquiri
Tíade Corretorra
Sumup
Portal Alto Piquiri
El Mate
Decoração
Dengue
Dengue
QUEIMADAS

Lua vermelha chamou atenção na noite de ontem: o que aconteceu?

Na noite de quinta-feira, um fenômeno raro causou espanto para muitas pessoas. A Lua cheia surgiu avermelhada sobre os céus do centro-sul do país. O atual período de estiagem, sem nuvens, facilitou a visualização do evento. Mas o que causou isto?

04/10/2020 07h43Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
Fonte: Tempo.Com
1.247
Lua cheia chama a atenção no centro-sul do país.
Lua cheia chama a atenção no centro-sul do país.

A quinta-feira (01/10) teve um fim de tarde atípico. Houveram relatos em várias cidades do centro-sul do país de que céu ficou alaranjado e o calor extremo causou um cenário infernal. Ao cair do sol no horizonte, a Lua cheia surgiu no céu com um aspecto alaranjado que logo tomou um tom vermelho sangue. Logo as imagens começaram a circular na internet e diversas teorias surgiram como crenças religiosas, poluição atmosférica e até associaram com a Lua de sangue (fenômeno astronômico).

A coloração avermelhada da Lua pode ser consequência da fumaça das queimadas que estão ocorrendo no Pantanal, Amazônia, Paraguai, Bolívia e norte da Argentina. Os aerossóis gerados pelas queimadas são injetados na troposfera, por volta de 2 a 8 km de altitude, e são transportados pelos ventos até chegar no centro-sul do Brasil e em outros países da América do Sul. O efeito é causado pelo contato entre a luz do Sol (refletida pela Lua) e as partículas de fuligem suspensas na atmosfera.

A Luz viaja do sol até a lua, onde é refletida em direção a atmosfera da Terra. A Luz parece branca, mas na verdade é composta por muitas cores diferentes e cada uma delas possui um diferente comprimento de onda (a luz pode ser tratada como uma onda eletromagnética). Ao interagir com a atmosfera, a luz sofre espalhamento e as cores começam a se destacar. Esse processo depende da profundidade de ar atmosférico que a luz vai atravessar. Uma atmosfera mais densa, com poluição, partículas de queimadas e de erupções vulcânicas, permite que o tom avermelhado fique mais intenso.

Este fenômeno ocorre frequentemente com a luz do sol que chega diretamente à atmosfera da terra no amanhecer e no entardecer, pois nesses horários o sol está no horizonte e a luz precisa atravessar uma densa camada de ar até chegar aos nossos olhos. Geralmente, a poluição atmosférica intensifica esse fenômeno do amanhecer e entardecer.

Os focos de queimadas estão em alta neste ano de 2020. Brasil, Bolívia, Paraguai e norte da Argentina estão diariamente passando pelo mesmo problema. No Brasil, até o fim de setembro, foram identificados 18.259 focos de incêndio no Pantanal, 45,6% a mais que os 12.536 verificados em todo o ano de 2005, o pior até então. Só no mês passado foram 8.106 focos de calor — o pior setembro desde o início da série histórica. A máxima anterior — 3.963 — havia sido registrada em 2004. Na Amazônia, a situação também é preocupante: o bioma já registrou 76.030 focos de incêndio nos nove primeiros meses de 2020, se aproximando dos 89.176 identificados em todo ano passado. Em setembro, foram 32.017 — a segunda pior marca da década, perdendo apenas para 2017 (36.569).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Alto Piquiri - PR
Atualizado às 13h35
31°
Muitas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 19°
31°

Sensação

9 km/h

Vento

36.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
ACCEL CELULARES
Portal Alto Piquiri-Dengue
Dengue
Portal Alto Piquiri
Portal Alto Piquiri
Sumup
ACCEL CELULARES
Coronavirus
Coronavirus
Previsão do Tempo
Municípios
Portal Alto Piquiri
Dengue
Portal Alto Piquiri
Charge
Portal Alto Piquiri
Coronavirus
Últimas notícias
Portal Alto Piquiri
Mais lidas
Portal Alto Piquiri
Anúncio