ACCEL CELULARES
Dengue
Coronavirus
Decoração
Tíade Corretorra
El Mate
Sumup
Portal Alto Piquiri
Dengue
Portal Alto Piquiri
Eleições 2020

TRE-PR lança a Gralha Confere, primeira agência de checagem da Justiça Eleitoral

População pode enviar para o número +55 41 98700-5100 no WhatsApp conteúdos suspeitos que circulam nas redes sociais sobre o processo eleitoral e a segurança do voto.

04/10/2020 18h46Atualizado há 3 semanas
Por: Redação
Fonte: TRE-PR
179
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em uma iniciativa inédita, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, lança a primeira Central de Combate à Desinformação da Justiça Eleitoral – Gralha Confere. Durante todo o período eleitoral, a população pode enviar para o número +55 41 98700-5100 no WhatsApp dúvidas sobre conteúdos que circulam nas redes sociais relacionados ao processo eleitoral e à segurança do voto no Paraná. Não são averiguadas informações sobre candidatos e partidos.

Os conteúdos selecionados, conforme a repercussão e o interesse geral, serão checados e divulgados no site www.gralhaconfere.tre-pr.jus.br, nas redes sociais do Tribunal e nas páginas de mais de 40 entidades parceiras do projeto. As informações, classificadas em “Verdadeiro”, “Impreciso” ou “Falso”, serão editadas em forma de texto, áudio, cards e vídeos explicativos de até um minuto.

Projeto

Baseada no Programa de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e em critérios internacionais de checagem, a Central Gralha Confere é operada por servidores da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), com base nos bancos de dados da Justiça Eleitoral e informações de porta-vozes internos, com auxílio do Conselho Editorial e Consultivo, formado pelos gestores da instituição.

Saiba mais sobre a política de atuação

Para utilizar toda a capilaridade da Justiça Eleitoral do Paraná no combate à desinformação, integram o projeto representantes de 13 cidades polo: Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava, Pato Branco, Francisco Beltrão, Paranavaí, Cianorte, Umuarama, Campo Mourão e Guaratuba.

Paraná em rede

Para viralizar as checagens realizadas e atingir o maior número de pessoas, o Gralha Confere conta com a colaboração de 46 entidades parceiras, entre órgãos públicos, entidades civis e veículos de imprensa, que, por meio de termo de cooperação técnica, comprometeram-se a replicar em suas páginas oficiais as checagens produzidas pelo TRE-PR.

O objetivo é, com uma atuação integrada das instituições do Estado, barrar e alterar os fluxos de desinformação nos meios digitais.

É o Paraná unido no combate à desinformação!

Confira a relação completa de parceiros do Gralha

A Gralha

A gralha azul é um símbolo do Paraná. Com alto potencial comunicativo, emite pelo menos 14 sons distintos e significantes. É um pássaro gregário, cujos bandos sobrevivem unidos por até duas gerações, construindo juntos os ninhos nas partes mais altas das árvores para preservar os filhotes dos predadores. Além disso, é responsável pela manutenção de outro símbolo do Estado: a Araucária. Ao estocar o pinhão, semente da Araucária, para se alimentar, a gralha dissemina esta espécie arbórea pelo solo paranaense.

Assim como a ave, o projeto Gralha Confere quer se comunicar com a sociedade, unir as instituições em torno da boa informação e disseminar a verdade.

Monte a sua própria gralha! Baixe aqui o papertoy

 

SERVIÇO

Para enviar conteúdos: +55 41 98700-5100 (WhatsApp)

Para acompanhar as checagens: www.gralhaconfere.tre-pr.jus.br

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Alto Piquiri - PR
Atualizado às 12h51
23°
Céu encoberto Máxima: 25° - Mínima: 19°
23°

Sensação

11.6 km/h

Vento

30%

Umidade

Fonte: Climatempo
ACCEL CELULARES
Dengue
Portal Alto Piquiri-Dengue
Coronavirus
Portal Alto Piquiri
Sumup
Portal Alto Piquiri
Coronavirus
Previsão do Tempo
ACCEL CELULARES
Municípios
Coronavirus
Portal Alto Piquiri
Portal Alto Piquiri
Dengue
Charge
Portal Alto Piquiri
Últimas notícias
Portal Alto Piquiri
Mais lidas
Portal Alto Piquiri
Anúncio