Dengue
Portal Alto Piquiri
Coronavirus
Dengue
Portal Alto Piquiri
Decoração
Sumup
ACCEL CELULARES
El Mate
Tíade Corretorra
TEMPO

Temporais com ventos de mais de 70 km/h devem atingir interior do Brasil

A expectativa é de aumento da umidade do solo em parte de MG, norte de SP, sudoeste de GO e nordeste e norte de MS.

Agronegócio

AgronegócioNoticias agrícolas do Brasil e do mundo.

13/10/2020 20h39Atualizado há 4 dias
Por: Redação
Fonte: Pryscilla Paiva/Canal Rural
231
Foto: Sistema Faep
Foto: Sistema Faep

A chuva vai enfraquecer sobre o Matopiba, mas aumenta sobre Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo e prossegue sobre Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo nos próximos dias. Para esta semana, as pancadas de chuva serão mais intensas sobre Minas Gerais, sudoeste de Goiás, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Há, inclusive, previsão de tempestades mais intensas na quinta-feira, 15, em todos os estados citados.

Por outro lado, o tempo seco e o calor retornam ao Matopiba, norte de Minas Gerais e de Goiás e no nordeste de Mato Grosso nesta semana. A temperatura se eleva gradativamente e fica acima da média para época do ano em todo o Brasil, com tendência de calor excessivo e máximas acima dos 40°C no vale do Araguaia. A expectativa é de aumento da umidade do solo sobretudo na Alta Mogiana, norte de São Paulo, sudoeste de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, sudoeste de Goiás e nordeste e norte de Mato Grosso do Sul. Em todas as áreas, a umidade do solo aumenta em pelo menos 20 pontos percentuais.

A umidade do solo volta a diminuir no Matopiba, norte de Minas Gerais, Pará e norte e oeste de Mato Grosso. Em números absolutos, a previsão do tempo feita pela Somar Meteorologia indica pelo menos 50 milímetros de chuva em cinco dias no centro, oeste, sul e leste de Minas Gerais e sul do Espírito Santo. No entanto, mal há previsão de chuva no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, Vale do Araguaia, entre Mato Grosso e Goiás,  além do Matopiba. Já a simulação do INMET indica mais de 50 milímetros em sete dias no oeste de São Paulo e no sul e leste de Mato Grosso do Sul com rajadas de mais de 70km/h na quinta-feira, 15.

Nos últimos dez dias de outubro, a chuva vai permanecer acima da média entre Minas Gerais e Goiás, mas vai acontecer de forma mais irregular. A maior parte da umidade da Amazônia vai alimentar sistemas mais ao sul do Brasil com precipitação acima da média no Rio Grande do Sul, além do Uruguai e Argentina. Com a migração da chuva para sul, o calor vai aumentar em toda a América do Sul. O desvio chega aos 7°C no Paraguai e alcança 5°C acima da média no oeste da região Sul e no oeste e sul de Mato Grosso do Sul.

Chuva no fim de semana

O primeiro fim de semana com pancadas de chuva foi marcado por precipitações irregulares. Não choveu, por exemplo, sobre o sudeste de Goiás e de Mato Grosso. Por outro lado, o acumulado de chuva passou dos 100 milímetros nos municípios de Alto Araguaia-MT, Juína-MT e Goiás-GO. Além dos três municípios, a estimativa de precipitação por satélite indicou chuva forte pontual sobre o norte de Goiás, nordeste de Mato Grosso, sul do Tocantins e oeste da Bahia entre o sábado, 10, e o domingo, 11.

 Mesmo com a chuva, a umidade do solo ainda está abaixo do ideal na maior parte do Brasil. Somente no oeste, centro, sul e leste do Rio Grande do Sul, no centro e leste de Santa Catarina, leste do Paraná e sul de São Paulo, observa-se umidade do solo acima dos 60%.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Alto Piquiri - PR
Atualizado às 10h41
28°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 19°
28°

Sensação

12.8 km/h

Vento

40%

Umidade

Fonte: Climatempo
Portal Alto Piquiri-Dengue
ACCEL CELULARES
Dengue
ACCEL CELULARES
Coronavirus
Portal Alto Piquiri
Portal Alto Piquiri
Sumup
Previsão do Tempo
Coronavirus
Municípios
Dengue
Charge
Portal Alto Piquiri
Portal Alto Piquiri
Portal Alto Piquiri
Coronavirus
Últimas notícias
Portal Alto Piquiri
Mais lidas
Portal Alto Piquiri
Anúncio