A exemplo dos meses que o precederam, setembro promete um céu repleto de eventos astronômicos interessantes para os amantes da astronomia! Com o período intenso de chuvas reduzindo na maior parte do país, as próximas noites serão verdadeiros convites a tirarmos os binóculos e telescópios do armário para contemplar as maravilhas celestes!
Os destaques astronômicos de setembro são marcados pela chegada da primavera no hemisfério Sul, com o equinócio do dia 23, e pela última Superlua do ano, que ocorrerá no dia 29.
À medida que nos aproximamos do fim do Inverno, as temperaturas começam a ficam mais amenas na parte sul do planeta e nosso hemisfério começa a suave transição para a primavera, que terá sua chegada oficializada no dia 23 de setembro, mais especificamente às 03h49 pelo horário de Brasília, e irá até o fim do ano, no dia 22 de dezembro, quando começa o verão.
Neste dia, o sol brilhará diretamente sobre o equador terrestre e irradiará quase a mesma quantidade de luz para os dois hemisférios, produzindo períodos iguais de dia e noite em todo o mundo. Este também é o momento que marca a chegada do outono no hemisfério norte.
No fim do mês, na noite do dia 29, teremos a última das quatro Superluas que 2023 reservou para o nosso deleite. A Lua estará localizada em oposição à Terra e será totalmente iluminada pelo Sol do ponto de vista da nossa superfície. Assim como as últimas Superluas, nosso satélite natural irá aparecer levemente maior e mais brilhante no céu, devido à sua maior aproximação em relação ao nosso planeta. Esse será uma ótima oportunidade para observar a superfície lunar e sua riqueza de detalhes com um par de binóculos ou com um pequeno telescópio!
Aplicativos de observação astronômica como Carta Celeste, Sky Map e Stellarium são ótimos aliados na identificação de constelações e outros objetos no céu!
Céus limpos e boas observações!