A cidade de Lunardelli, conhecida como a “Capital da Fé”, dará um novo passo em direção à consolidação de sua identidade religiosa.
A prefeitura municipal anunciou a construção de um parque temático dedicado à fé. O futuro Parque Religioso será um espaço de encontro entre a natureza e a espiritualidade e será construído a cerca de dois quilômetros da cidade, em uma antiga pedreira, ao lado da Vila Rural.
Segundo o prefeito, Reinaldo Grola, para a construção desse ambicioso projeto, que contará com mirante, via sacra, praças, lanchonetes e banheiros, tem investimento total orçado em cerca de R$ 6 milhões, a Prefeitura já conta com um recurso inicial de R$ 1,5 milhão, viabilizado pelo deputado federal Sérgio Souza. O plano de trabalho, dividido em seis etapas, já teve a primeira aprovada e, após o período eleitoral, deve ser iniciado o processo de licitação.
O prefeito destacou a importância do novo parque para o desenvolvimento da cidade. “O Parque Religioso será um marco para o turismo em Lunardelli. Nossa cidade já recebe milhares de visitantes anualmente no Santuário Santa Rita de Cássia, e este novo atrativo irá fortalecer ainda mais nosso potencial, atraindo ainda mais pessoas em busca de paz e reflexão”.
Reinaldo Grola ressalta que o Parque Religioso é apenas o início de um projeto ainda maior. “Nossos planos incluem a criação de novos roteiros turísticos, a diversificação da oferta de serviços e a promoção de eventos que valorizem a cultura e a tradição religiosa da cidade, como, por exemplo, a Rota das Capelas. Queremos que Lunardelli seja um destino cada vez mais atrativo para aqueles que buscam uma experiência espiritual enriquecedora”.
Além do parque em construção, a cidade também tem investido em outras melhorias para receber os visitantes. Entre as melhorias já realizadas, o secretário de Turismo, Francisco Izidoro, cita os investimentos em pavimentação asfáltica, reforma da Praça Geremia Lunardelli, construção de portais turísticos e ciclovias, além da ornamentação das avenidas com postes e vasos decorativos.
Recentemente, o município inaugurou o Parque Urbano, voltado para a contemplação e lazer da comunidade e dos visitantes, com esculturas de animais e áreas verdes. O centro de eventos, também recém-inaugurado e localizado ao lado do Santuário Santa Rita de Cássia, serve tanto para eventos religiosos quanto culturais, fruto de um investimento conjunto entre o governo do estado e o município.
Antiga pedreira onde o parque será construido - Foto: TNOnline
O secretário também reforçou a importância do turismo para o comércio local. “Nosso município tem uma forte essência agrícola, mas o turismo religioso tem se destacado, trazendo visitantes durante todo o ano. Estamos trabalhando para garantir que Lunardelli tenha a infraestrutura necessária para acolher essas pessoas e proporcionar uma experiência que seja inesquecível”, concluiu Izidoro.