A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou uma aeronave Cessna 210, sem matrícula, que invadiu clandestinamente o espaço aéreo brasileiro próximo à fronteira com o Peru, nas proximidades de Humaitá, Amazonas.
O incidente ocorreu na quinta-feira (26), quando caças A-29 Super Tucano foram acionados após a identificação da movimentação suspeita pelo radar do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro (Sisdabra).
Antes que a aeronave pudesse ser abatida, os suspeitos realizaram um pouso forçado e, para eliminar evidências, incendiaram o avião e fugiram do local, não sendo localizados pelas autoridades.
Em nota, o chefe do Estado-Maior Conjunto, Brigadeiro Pear os Campos Ferreira Filho, elogiou a eficácia da missão e ressaltou a prontidão permanente da FAB, bem como a crescente habilidade em interpretar dados de radar.
Essas ações fazem parte da Operação Ostium, que integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, visando combater atividades criminosas na região, em colaboração com a FAB e órgãos de segurança pública.