Durante operação de combate ao contrabando e descaminho realizada por servidores da Receita Federal nesta quinta-feira, 07/11, foi abordado um veículo Renault Logan com placa de Guaíra, na Rodovia PR 323, município de Cianorte.
O condutor do veículo alegou que seria motorista de aplicativo e que teria buscado a mulher que o acompanhava num hotel na cidade paraguaia de Salto Del Guayra. O veículo foi vistoriado e não foi encontrada qualquer irregularidade. No entanto, na revista pessoal, foram encontrados vários pequenos pacotes de substância com aparência de haxixe, presos às pernas da mulher, ocultos sob sua vestimenta.
O veículo e as duas pessoas, juntamente com a substância encontrada, foram levados para o Depósito da Receita Federal em Maringá, onde foram realizados os procedimentos da apreensão e efetuada a pesagem da droga, que atingiu 2,58 Kg. Os indivíduos foram presos em flagrante pelo crime de tráfico internacional de drogas e conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Maringá para os procedimentos de polícia judiciária.
"O haxixe é uma droga psicoativa derivada da planta Cannabis sativa, mesma planta usada para produzir a maconha, e produzida especificamente com base na resina extraída da planta. Essa resina é rica em delta-9-tetraidrocanabinol, o THC, principal substância responsável pelos efeitos psicoativos gerados pelo consumo da cannabis. Enquanto a maconha tem 4% de THC, o haxixe concentra até 14%".