O Paraná enfrenta as consequências de chuvas intensas que atingiram diversas regiões neste fim de semana, segundo informações divulgadas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
Até as 7h40 deste domingo (8/12/2024), foram registradas ocorrências em sete cidades: Paulo Frontin, Salto do Lontra, Mallet, Campo Largo, Ampére, Ponta Grossa e Pinhais, com 160 pessoas afetadas por vendavais, inundações, alagamentos e enxurradas.
Conforme o Simepar, o acumulado de chuvas ultrapassou os 100 milímetros em pelo menos 15 estações meteorológicas no sábado (7). Na cidade de Cidade Gaúcha, localizada no Noroeste, o volume acumulado foi de impressionantes 172 milímetros.
Danos e prejuízos:
Os danos estão concentrados em ruas, bueiros e pontes, mas, até o momento, não foram registradas ocorrências de maior gravidade.
Previsão do tempo:
A instabilidade deve continuar ao longo deste domingo, com previsão de chuva mais contínua e volumes que podem ultrapassar 100 milímetros em regiões como Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. A Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos, escorregamentos e deslizamentos em áreas afetadas.
Segundo o meteorologista do Simepar, Lisandro Jacóbsen, "a chuva pode variar de intensidade de moderada a forte em vários momentos do dia, podendo acumular volumes expressivos".
Nas regiões do Norte do Paraná, especialmente na divisa com São Paulo, a previsão é de chuvas isoladas e temperaturas elevadas, chegando próximas aos 30°C, o que deve trazer sensação de abafamento.
A Defesa Civil segue monitorando a situação, com previsão de que o número de cidades atingidas aumente conforme o levantamento de danos nos municípios afetados.