Um ‘tornado’ de poeira foi registrado nesta quinta-feira (23) por moradores de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Pelas imagens, que você confere mais abaixo, é possível ver um ‘funil’ se formando, em um fenômeno chamado de ‘dust devil’ (redemoinho de poeira).
Segundo coordenador de operação do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Marco Jusevicius, esse fenômeno acontece quando está muito quente e seco, com a presença de instabilidade atmosférica.
Assista ao vídeo abaixo:
‘Tornado’ de poeira assusta moradores de cidade do Paraná; pic.twitter.com/5vtrIBdKRW
— Portal Alto Piquiri (@AltoPortal) January 24, 2025
“É um evento que mostra uma situação de tempo muito quente e seco, na qual a instabilidade atmosférica é seca e o ar na superfície da Terra sobe rapidamente para alturas entre 500 m até 2km na forma de um funil. Isso causa o levantamento da poeira da superficie e ajuda a mostrar a forma do funil”, explicou Jusevicius.
Apesar da semelhança, o fenômeno não é considerado um tornado. Segundo o meteorologista, o fato ocorreu um pouco antes da chuva na cidade, quando a temperatura do ar estava em 36.6°C (a temperatura máxima ocorreu as 15h30 com 37.5°C) e a umidade relativa do ar era de aprox. 43%.