Segunda, 17 de Março de 2025
28°

Tempo limpo

Alto Piquiri, PR

REGIÃO Tornado

VÍDEO: ‘Tornado’ de poeira assusta moradores de cidade do Foz do Iguaçu

Fenômeno acontece quando está muito quente e seco, com a presença de instabilidade atmosférica

24/01/2025 às 09h08
Por: Redação Fonte: Redação com informações
Compartilhe:
(Foto: Reprodução de Vídeo)
(Foto: Reprodução de Vídeo)

Um ‘tornado’ de poeira foi registrado nesta quinta-feira (23) por moradores de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Pelas imagens, que você confere mais abaixo, é possível ver um ‘funil’ se formando, em um fenômeno chamado de ‘dust devil’ (redemoinho de poeira).

Segundo coordenador de operação do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Marco Jusevicius, esse fenômeno acontece quando está muito quente e seco, com a presença de instabilidade atmosférica.

Assista ao vídeo abaixo:

“É um evento que mostra uma situação de tempo muito quente e seco, na qual a instabilidade atmosférica é seca e o ar na superfície da Terra sobe rapidamente para alturas entre 500 m até 2km na forma de um funil. Isso causa o levantamento da poeira da superficie e ajuda a mostrar a forma do funil”, explicou Jusevicius.

Apesar da semelhança, o fenômeno não é considerado um tornado. Segundo o meteorologista, o fato ocorreu um pouco antes da chuva na cidade, quando a temperatura do ar estava em 36.6°C (a temperatura máxima ocorreu as 15h30 com 37.5°C) e a umidade relativa do ar era de aprox. 43%.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Foz do Iguaçu - PR
Foz do Iguaçu - PR
Sobre o município Foz do Iguaçu, cidade no estado brasileiro do Paraná, é a principal base para visitar as famosas Cataratas do Iguaçu, uma das maiores cachoeiras do mundo. Com uma extensão de 2,7 km e atravessando a fronteira com a Argentina, as cataratas são formadas por centenas de cascatas, entre elas a Garganta do Diabo, com 80 m de altura. Passeios em barcos infláveis durante os quais os turistas ficam encharcados são uma forma muito comum de apreciar esse espetáculo natural.
Ele1 - Criar site de notícias