O delegado-chefe Alexandre Macorin alertou a população sobre o golpe do bilhete premiado nesta quarta-feira (18).
Neste mês, uma moradora de Toledo perdeu R$ 200 mil e um idoso, por pouco, não perdeu R$ 400 mil. No segundo caso, um funcionário do banco percebeu a situação e avisou a família, que impediu a vítima de cair no golpe.
O delegado explica que o golpe é aplicado por meio de um teatro bem elaborado. "As vítimas podem ser abordadas na rua por uma pessoa que se apresenta como humilde e está de posse de um bilhete de loteria. Na sequência, outra pessoa bem vestida e aparentemente instruída auxilia a verificar que o bilhete é supostamente premiado. A partir daí, inicia-se um processo de convencimento para que a vítima compre o bilhete por um valor menor do que o prêmio, sob a justificativa de que o golpista precisa de dinheiro imediato", esclarece.
Como funciona o golpe?
O golpe é aplicado por um grupo criminoso que oferece um bilhete de loteria supostamente premiado em troca de dinheiro. O golpista faz a vítima acreditar que não pode sacar o prêmio devido a pendências no CPF ou questões religiosas, por exemplo.
Além disso, outro golpista, fingindo ser uma pessoa mais instruída, pode fingir interesse na compra do bilhete, pressionando a vítima a aceitar rapidamente o negócio e acreditando que pode ficar milionária.
Caso tenha sido alvo de golpistas, denuncie na 20ª SDP.