Um grave acidente entre dois ônibus de passageiros deixou pelo menos 37 mortos e cerca de 30 feridos na madrugada deste sábado (1º) em uma estrada próxima à cidade de Uyuni, na região de Potosí, no sul da Bolívia. A tragédia foi confirmada pela polícia, que ainda investiga as causas do acidente.
Segundo o coronel Wilson Flores, entre as vítimas fatais estão 35 adultos e duas crianças. As primeiras informações apontam que um dos ônibus teria invadido a faixa contrária, provocando a colisão frontal em uma estrada estreita de mão dupla entre Potosí e Oruro.
Um dos motoristas, que está em estado grave, apresentava sinais de embriaguez e foi submetido a um exame de sangue para verificar se dirigia sob efeito de álcool. O veículo que ele conduzia seguia para Oruro, cidade que sedia um dos maiores carnavais da América Latina neste fim de semana.
Acidentes em estradas bolivianas são frequentes e, segundo dados do Ministério de Governo, cerca de 1.400 pessoas morrem por ano devido à imprudência dos motoristas e falhas mecânicas. Potosí é uma das regiões mais afetadas, concentrando 10,6% dos acidentes fatais do país, conforme o Observatório Boliviano de Segurança Pública.
Somente neste ano, até o final de fevereiro, 64 pessoas perderam a vida em acidentes na região. No mês passado, 29 pessoas morreram quando um ônibus caiu em um abismo de 800 metros na localidade de Yocalla, também em Potosí. O caso deste sábado é o mais grave registrado no país em 2025. As autoridades seguem investigando as circunstâncias da colisão.