Na manhã desta terça-feira (15), a Polícia Civil do Estado do Paraná (PCPR), com apoio da Força Nacional, deflagrou a Operação Antípoda, em Xambrê.
A ofensiva teve como objetivo o cumprimento de quatro mandados judiciais — sendo um de prisão preventiva e três de busca e apreensão — expedidos pela Vara Criminal do município.
A operação é resultado de um inquérito policial instaurado pela Delegacia de Polícia de Xambrê, vinculada à 7ª Subdivisão Policial (SDP) de Umuarama, que investiga os crimes de porte ilegal de arma de fogo e ameaça. O caso teve início em 5 de abril, quando câmeras de segurança de um posto de combustíveis flagraram uma discussão entre dois homens, em que um deles sacou uma arma e ameaçou o outro.
Após diligências, a polícia identificou o autor da ameaça como J.L.D.S, de 51 anos, reincidente em crimes dolosos. Com base nas provas, foi solicitada à Justiça sua prisão preventiva e a realização de buscas em endereços vinculados ao suspeito. Os pedidos foram acolhidos pelo Judiciário.
Durante o cumprimento dos mandados, J.L.D.S foi localizado em sua residência. No local, os policiais apreenderam um celular, um monóculo de visão noturna, uma luneta, um silenciador, uma mira red dot (reflexiva), 26 munições de chumbinho, um porta-munição, uma arma de pressão calibre 6.35 mm e uma munição calibre .36 intacta.
Diante dos fatos, o investigado foi também autuado em flagrante por posse ilegal de munição de uso permitido e posse ilegal de acessório de uso restrito. Em interrogatório, J.L.D.S optou por exercer o direito ao silêncio e, em seguida, foi encaminhado ao DEPPEN, onde permanece à disposição da Justiça.
A Operação Antípoda contou com a participação de 20 policiais civis, entre agentes da Delegacia de Xambrê, do Grupo de Diligências Especiais (GDE) da 7ª SDP e da Força Nacional.