Sexta, 16 de Maio de 2025
26°

Tempo limpo

Alto Piquiri, PR

SAÚDE Chocante

Criança de 2 anos morre após receber medicação trocada por engano em hospital

Menino foi medicado com fármaco errado e não resistiu; técnica de enfermagem foi liberada após pagar fiança

07/05/2025 às 19h49
Por: Redação Fonte: Site hoje mais andradina
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma tragédia abalou Andradina-SP na noite de terça-feira (6).

O menino José Rafael, de apenas dois anos, faleceu após receber um medicamento errado durante atendimento na unidade da Unimed de Andradina. A Polícia Civil registrou o caso como homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

De acordo com o boletim de ocorrência, a criança deu entrada no hospital por volta das 21h50 com um quadro de bronquiolite. A médica plantonista, Dra. Natália Barbato, prescreveu a administração intravenosa de Hidrocortisona como parte do tratamento.

No entanto, logo após a aplicação do medicamento, a equipe médica observou sinais graves como queda de saturação, vômito, bradicardia e parada cardiorrespiratória. Foi então constatado que a substância aplicada não era Hidrocortisona, mas Succinilcolina — um fármaco utilizado para paralisar músculos durante procedimentos de intubação e que, quando administrado de forma inadequada, pode causar graves complicações.

A equipe realizou manobras de reanimação, incluindo massagem cardíaca, intubação e administração de adrenalina, mas o óbito foi confirmado às 23h45, após todas as tentativas de reverter o quadro.

A técnica de enfermagem responsável pela aplicação do medicamento, identificada como A. P. C. S., relatou que retirou o frasco de uma caixa rotulada como Hidrocortisona, sem saber que nela estava, erroneamente, a Succinilcolina. A profissional prestou depoimento acompanhada de seu advogado e foi liberada após o pagamento de fiança no valor de R$ 4.560,00.

A Polícia Civil apreendeu os frascos das medicações e instaurou um inquérito para apurar as responsabilidades. A perícia técnica não compareceu ao hospital no momento do ocorrido.

A morte de José Rafael gerou comoção na comunidade, levantando questionamentos sobre os protocolos de segurança na administração de medicamentos e o manuseio de materiais hospitalares.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias