Terça, 02 de Março de 2021
(44)9 8806-5594
PARANÁ Pandemia

Denúncias de fura-filas da vacina contra Covid-19 disparam no Paraná

Paraná tem mais 7.983 novos casos e 78 mortes por coronavírus.

17/02/2021 09h12
131
Por: Redação Fonte: Josianne Ritz/Bem Paraná
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Como se não bastasse a falta de doses de vacina contra a Covid-19, as autoridades ainda têm que lidar com os chamados ‘fura-fila’ da vacinação. O Governo do Paraná colocou suas ferramentas de controle para identificar pessoas que tenham sido vacinadas contra covid-19 fora dos grupos prioritários. A Controladoria-Geral do Estado (CGE) recebe denúncias, cruza informações, visita prefeituras que receberam as doses e, desde publica a lista das regionais de saúde com a quantidade de suspeitas de fura-filas. Em cinco dias, o número de suspeitas de fura-filas subiu 79,7%, segundo levantamento do Bem Paraná.

Há cinco dias, eram 207 denúncias. E dados da CGE, atualizados no dia 15, revelam 372 casos suspeitos. Curitiba lidera a lista de suspeita de fura-filas, com 67, seguida de Maringá, com 15 casos, e Londrina, com 12. Ao todo, 123 dos 399 municípios paranaenses já contam com pelo menos uma denúncia de fura-fila da vacinação anticovid. A Região Metropolitana de Curitiba responde por um terço dos casos de denúncias, somando 112 casos.

As informações numéricas, protegendo a identidade dos suspeitos, relativas às denúncias recebidas nas 22 Regionais de Saúde do Paraná, passarão a ser divulgadas na página Paraná sem Fura-Fila, no portal www.coronavirus.pr.gov.br, na área destinada à Vacinação. As denúncias são encaminhadas ao Ministério Público Estadual, que tem competência para acionar prefeituras, se for o caso. A CGE e o MP estadual fazem parte da Rede de Controle, junto ao Tribunal de Contas do Estado, com apoio do MP Federal e do Tribunal de Contas da União. A força-tarefa foi formada para identificar e punir quem não respeita a ordem de vacinação e fiscalizar o cumprimento do plano de imunização estadual, que está atrelado ao plano nacional.

A equipe da Controladoria-Geral do Estado que faz parte da CGE Itinerante visitou, em uma semana, 23 cidades de nove Regionais de Saúde, com o objetivo de dar mais segurança ao processo de vacinação contra a Covid-19. A atividade se soma ao registro de denúncias de fura-filas e ao cruzamento de dados de registros. O objetivo do Governo do Estado e de órgãos de controle externo é garantir o cumprimento do Plano Estadual de Imunização. Por meio de entrevistas com responsáveis da área, a equipe da CGE Itinerante confere o recebimento das doses e se o município segue plano de imunização. Foram cerca de 3 mil quilômetros rodados e visitadas a administração de nove regionais de saúde. “Nosso trabalho é de parceria com as prefeituras. O governo estadual tem responsabilidade até a entrega da vacina ao município, porém, queremos, com a CGE Itinerante, garantir que o processo seja idôneo e ético”, afirmou Raul Siqueira, controlador-geral do Estado.

Ele explicou que, apesar das visitas não terem caráter de fiscalização, elas são importantes para mostrar que o Estado se preocupa com a destinação das vacinas encaminhadas pela Secretaria de Estado da Saúde. “A vacina é um bem social e cabe ao Governo cuidar para que seja adequadamente empregada. Por isso, trabalhamos em parceria com a Secretaria da Saúde”, completou Siqueira.

RMC

Denúncias de fura-filas na Grande Curitiba

  • Almirante Tamandare 7
  • Araucaria 5
  • Campina Grande do Sul 1
  • Campo Largo 2
  • Campo Magro 1
  • Colombo 4
  • Contenda 3
  • Curitiba 67
  • Fazenda Rio Grande: 1
  • Lapa 3
  • Pinhais 7
  • São Jose dos Pinhais 6
  • Tijucas do Sul 5

Com estoque no fim, governo federal compra mais 54 milhões de doses

O Ministério da Saúde informou ontem em Brasília, ter garantido mais 54 milhões de doses da vacina CoronaVac contra a covid-19. Acrescentou ter assinado novo contrato com o Instituto Butantan, que desenvolve o imunizante em parceria com o laboratório Sinovac. A previsão, considerando os 46 milhões de doses já contratadas, é distribuir aos estados 100 milhões da vacina até setembro. O anúncio vem após pressão dos prefeitos e governadores diante o fim do estoque de vacinas anticovid. Curitiba, por exemplo, só tem estoque de vacinas até a próxima sexta-feira.

A previsão do Ministério da Saúde é assinar, nos próximos dias, contratos de compra com a União Química. Entre os meses de março e maio, o laboratório deve entregar dez milhões de doses da vacina Sputnik V. O ministério também espera contratar da Precisa Medicamentos mais 30 milhões de doses da Covaxin, também entre março a maio.

 

Vacinação no Paraná — O Paraná vacinou 257.305 pessoas contra a Covid-19, conforme dados divulgados na segunda-feira (15). Ao todo, o Estado recebeu 538.900 doses do Governo Federal até o momento.

Em Curitiba — A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba vacinou, até segunda-feira (15), 55.307 pessoas com o imunizante contra o novo coronavírus. Foram vacinados 4.771 moradores, funcionários e cuidadores de instituições de longa permanência; 73 indígenas; 7.749 idosos e 42.714 profissionais dos serviços de saúde da cidade, incluindo as equipes de vacinação. Com a ativação da vacinação na Paróquia Santo Antônio, no Boa Vista, Curitiba está com três pontos ativos de imunização drive-thru.

Boletins

Com baixa procura, Curitiba desativa 18 leitos de UTI para Covid-19

Devido à baixa taxa de ocupação nos últimos dias, a secretaria municipal de Saúde de Curitiba, 18 leitos de UTI adulto exclusivos para covid-19 foram desativados, dez deles no Hospital Santa Casa e oito no Hospital Municipal do Idoso. Em caso de aumento de ocupação os leitos serão reativados. Com a desativação, segundo o boletim de ontem, a taxa de ocupação na capital era de 81%.

Curitiba registrou, ontem, mais 351 novos casos de covid-19 e 12 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus, conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde. Cinco óbitos ocorreram nas últimas 48 horas. Até agora são 2.775 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia. Com os novos casos confirmados, 134.277 moradores de Curitiba testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 126.463 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença. São 5.039 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

Paraná tem mais 7.983 novos casos e 78 mortes por coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou ontem 7.983 novos casos confirmados e 78 mortes em decorrência do coronavírus no Paraná. Dos casos confirmados ontem, 4.878 são retroativos e exclusivamente de Curitiba. Este total é resultante do alinhamento de informações entre a Sesa, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba e o Ministério Público do Paraná, que solicitou ao município que passe a utilizar o sistema NotificaCOVID-19, desenvolvido pelo Estado, para informar os dados, assim como os 398 municípios paranaenses estão fazendo desde o início da pandemia. O Paraná acumula 593.115 casos confirmados e 10.758 mortos pela doença.

Brasil chega a 9,9 mihões de infectados

 

O balanço divulgado ontem pelo Ministério da Saúde registra 55.271 novos diagnósticos de covid-19 em 24 horas. Agora já são 9.921.981 o número de pessoas infectadas pela doença desde o início da pandemia no país. As mortes por Covid-19 ao longo da pandemia superam 240 mil. Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 1.167 novos óbitos, totalizando 240.940.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Especial Covid-19
Sobre Especial Covid-19
Página especial com informações e notícias da pandemia causada pelo novo coronavírus.
Alto Piquiri - PR
Atualizado às 16h30 - Fonte: Climatempo
32°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 32°

35° Sensação
13.6 km/h Vento
51.6% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (03/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (04/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias