Segunda, 23 de Junho de 2025
18°

Tempo limpo

Alto Piquiri, PR

GERAL Temporal

Tornado causa destruição em cidade do norte do Rio Grande do Sul

Fenômeno atingiu Erval Grande na tarde de sexta-feira (9), deixando mais de 200 casas destelhadas e dezenas de famílias desabrigadas

20/05/2025 às 16h08
Por: Redação Fonte: Canal Rural
Compartilhe:
Imagem: Reprodução Canal Rural
Imagem: Reprodução Canal Rural

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou que o fenômeno ocorrido na cidade de Erval Grande, na tarde da última sexta-feira (9), foi um tornado.

O evento extremo ocorreu entre 14h50 e 15h10 e causou grande destruição na zona rural do município, localizado no norte do estado.

De acordo com a prefeitura local, os ventos ultrapassaram os 93 km/h, destelhando mais de duzentas residências e deixando 55 famílias desabrigadas. Ainda segundo a administração municipal, cerca de 150 propriedades rurais sofreram prejuízos significativos, e uma área de trinta hectares de eucalipto foi totalmente devastada.

Além dos danos às moradias e à vegetação, o tornado causou quedas de árvores e interrompeu o fornecimento de energia elétrica em diversos pontos da cidade.

Condições climáticas favoreceram a formação do tornado

Segundo o Centro de Monitoramento da Defesa Civil, o fenômeno foi provocado por uma combinação de fatores meteorológicos. O transporte de calor e umidade vindo do Norte do país, aliado à intensificação de um sistema de baixa pressão e à passagem de uma frente fria, criou as condições ideais para o surgimento do tornado.

“Esses tipos de sistemas são responsáveis pela ocorrência de temporais severos, que culminam em grandes acumulados de precipitação, além de rajadas de vento intensas, também com potencial para a formação de fenômenos como frentes de rajada, micro explosões, tornados e trombas d’água”, explicou a Defesa Civil em nota.

Ajuda às vítimas

Equipes da Defesa Civil municipal e estadual foram mobilizadas para prestar apoio às famílias afetadas. A prefeitura informou que está atuando na distribuição de lonas, alimentos e outros itens emergenciais, além de fazer o levantamento completo dos danos para buscar recursos de ajuda humanitária.

A recomendação das autoridades é para que moradores da região permaneçam atentos às atualizações meteorológicas e procurem abrigo seguro em caso de novos alertas de temporais.

Imagem: Reprodução Canal Rural 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias