O forte vento que atingiu a região de Umuarama na tarde deste sábado (7) provocou o tombamento de um bitrem que trafegava pela ponte do Porto Camargo, na BR-487, sobre o Rio Paraná, na divisa entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.
Segundo informações do Grupo Gazin, proprietário do veículo, o caminhoneiro sofreu apenas ferimentos leves. A carreta estava com o compartimento de carga vazio e retornava de viagem, o que pode ter contribuído para o tombamento, devido à vulnerabilidade do veículo diante das rajadas intensas.
Diversas cidades da região registraram temporais, com fortes ventos e até granizo. Em alguns locais, os prejuízos foram significativos. O tombamento da carreta sobre a ponte, no entanto, chamou a atenção pelo impacto da ocorrência.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Alto Paraíso informou que 16 cones de sinalização foram colocados nos dois sentidos da rodovia para alertar os motoristas que trafegam pela ponte.
De acordo com Marcos Utsunomiya, gerente de Logística e Transporte do Grupo Gazin, a remoção do bitrem está prevista para acontecer neste domingo (8), após as 9h. A operação, que será realizada por empresas especializadas contratadas pela Gazin, contará com o uso de dois guindastes. Por medida de segurança, o trecho da ponte será totalmente interditado durante o processo de retirada.
A orientação é que condutores redobrem a atenção ao passar pela região até que a situação seja normalizada.