Quinta, 17 de Julho de 2025
16°

Tempo nublado

Alto Piquiri, PR

GERAL Temporais

Chuva intensa causa mortes, desaparecimento e desalojados em mais de 50 cidades do RS

Defesa Civil confirma duas mortes e um desaparecido; previsão indica mais chuva até sábado.

19/06/2025 às 16h53
Por: Redação Fonte: Redação com informações
Compartilhe:
Foto: Divulgação Defesa Civil RS
Foto: Divulgação Defesa Civil RS

As fortes chuvas registradas nesta quarta-feira (18) voltaram a causar transtornos em mais de 50 municípios do Rio Grande do Sul.

De acordo com a Defesa Civil estadual, até o momento, foram confirmadas duas mortes e uma pessoa está desaparecida em decorrência de alagamentos, destelhamentos e deslizamentos.

Equipes do Centro de Monitoramento da Defesa Civil continuam acompanhando a situação e emitindo alertas para a população. As Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil foram mobilizadas para dar suporte aos municípios mais afetados, como Mata, Toropi, Santana do Livramento e Jaguari.

Para ajudar as famílias atingidas, o departamento de logística já encaminhou itens de ajuda humanitária e montou um gabinete de crise, que articula ações com outros órgãos para garantir o restabelecimento de serviços essenciais.

Mais de 1,2 mil pessoas precisaram deixar suas casas e foram encaminhadas para abrigos em cidades como Santa Maria, Encruzilhada do Sul, Cachoeira do Sul, Arvorezinha, Jaguari e Santa Cruz do Sul.

Além dos danos estruturais, alguns trechos de rodovias foram bloqueados devido ao transbordamento de rios e à inundação de pontes.

Entre as vítimas, uma mulher de 54 anos morreu após ser levada pela enxurrada enquanto tentava atravessar uma via com um veículo, em Candelária. Um homem de 65 anos, que estava no mesmo carro, continua desaparecido. Já em Nova Petrópolis, um jovem de 22 anos foi encontrado morto, mas as circunstâncias da morte ainda estão sob investigação.

Previsão do tempo

A previsão indica que as chuvas volumosas devem continuar entre a tarde desta quinta-feira (19) e sábado (21). Na madrugada de sexta-feira (20), a chuva permanece moderada em partes da Serra, Nordeste e Norte gaúcho, com acumulados de até 30 mm.

A formação de um ciclone próximo à costa gaúcha deve intensificar a instabilidade climática, principalmente na região Metropolitana de Porto Alegre e no Litoral, com risco de chuva forte. Nas demais regiões, a previsão é de chuva fraca a moderada, com volumes abaixo de 30 mm por dia.

A Defesa Civil reforça o alerta para que a população acompanhe os comunicados oficiais e evite áreas de risco.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias