Laís, de apenas 2 anos, foi vítima de um traumatismo cranioencefálico e faleceu nesta terça-feira (17), em Araçatuba (SP).
A criança deu entrada na Santa Casa no último dia 14 de junho e, devido à gravidade do quadro, foi internada imediatamente na UTI Neonatal e Pediátrica.
Apesar dos esforços das equipes de Neonatologia Intensiva e Neurologia, o estado clínico da menina permaneceu crítico. Embora o hospital não tenha divulgado as circunstâncias do acidente, a reportagem apurou que Laís teria sofrido uma queda acidental.
O protocolo de investigação de morte encefálica foi iniciado na segunda-feira (16) e o óbito foi constatado às 18h40 de terça-feira (17).
Em um gesto de generosidade e amor ao próximo, os familiares autorizaram a doação dos órgãos. O coração será captado por uma equipe de um hospital de São Paulo e transportado por uma aeronave vinculada ao Projeto Transplantar, que mobiliza aviões e helicópteros privados para o rápido deslocamento de órgãos e equipes médicas.
Além do coração, os rins serão retirados por profissionais do Hospital de Base de São José do Rio Preto. Segundo a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), esta foi a quarta captação realizada na Santa Casa de Araçatuba em 2025.
“Aos familiares, externamos a gratidão em nome dessas pessoas que agora têm esperança de uma nova vida. Recebam o abraço consternado de todos os envolvidos na luta empreendida para salvar essa criança tão querida. Que Deus os console nesse momento de dor”, destacou o hospital em nota à imprensa.
O coração de Laís será o segundo órgão transportado a partir da Santa Casa de Araçatuba via Projeto Transplantar, criado em 2023 com o objetivo de evitar o desperdício de órgãos e agilizar os transplantes no país.