Sábado, 06 de Março de 2021
(44)9 8806-5594
PARANÁ Serviço essencial

Juíza proíbe Havan de abrir loja no Paraná como se fosse supermercado

Em 9 de abril de 2020, a Havan já havia tido um primeiro pedido recusado pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Pato Branco.

21/02/2021 21h04 Atualizada há 2 semanas
225
Por: Redação Fonte: UOL, no Rio
O EMPRESÁRIO LUCIANO HANG. FOTO: REPRODUÇÃO/LOJAS HAVAN
O EMPRESÁRIO LUCIANO HANG. FOTO: REPRODUÇÃO/LOJAS HAVAN

A Justiça do Paraná proibiu a Havan de abrir uma loja em Pato Branco (PR) em horário normal, como se fosse supermercado. A rede do empresário Luciano Hang entrou com liminar argumentando que o estabelecimento deveria ser enquadrado como serviço essencial e que o município não teria a atribuição de decidir sobre o funcionamento do comércio.

"Não cabe ao Poder Judiciário intervir no mérito das decisões emanadas pelo Poder Executivo. A atribuição para enquadrar uma atividade como essencial ou não, é da autoridade administrativa, de modo que o Poder Judiciário somente deve interferir quando houver manifesta ilegalidade", escreveu a juíza Vivian Hey Wescher, em sua decisão.

A juíza ainda argumentou que a loja não tem como finalidade a venda de gêneros alimentícios essenciais.

"Ao que tudo indica, a rede Havan passou a vender produtos como arroz e feijão em uma tentativa de reabrir como serviço essencial", diz a decisão. "Basta uma simples consulta ao website para constatar que as ofertas anunciadas não dizem respeito a gêneros alimentícios e sim a produtos diversos, como eletrodomésticos, brinquedos, decoração, utensílios domésticos".

Em 9 de abril de 2020, a Havan já havia tido um primeiro pedido recusado pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Pato Branco.

O decreto municipal proíbe o funcionamento do comércio geral até as 17h de segunda-feira (22) devido ao aumento dos casos de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus na cidade.

Na liminar, a Havan alega que a determinação de fechamento da loja até as 17h de segunda-feira é "inconstitucional, pois viola o regime constitucional de repartição de competências legislativas e pretende regular, em âmbito municipal, matéria de interesse nacional".

O UOL não localizou a defesa da Havan. Assim que houver um posicionamento, ele será incluído na reportagem.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Pato Branco - PR

Pato Branco - Paraná

Sobre o município
Pato Branco é um município brasileiro localizado no sudoeste do Paraná. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2019, era de 82 881 habitantes, e com índice de desenvolvimento humano de 0.782, coloca-se como a 3ª melhor cidade em qualidade de vida no Paraná e a 113º no Brasil.
Alto Piquiri - PR
Atualizado às 08h28 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 30°

22° Sensação
7.6 km/h Vento
84.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Segunda (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias