Sábado, 17 de Abril de 2021
(44)9 8806-5594
MUNDO Astronomia

Pequena era glacial resfriará a Terra dentro de 12 anos

Sol reduziu suas atividades pela última vez entre os anos de 1645 e 1715

28/02/2021 15h10
Por: Redação Fonte: Portal O Tempo
Cientistas desenvolveram um método de análise da atividade solar mais preciso Foto: SHAH MARAI/AFP 5.2.2017
Cientistas desenvolveram um método de análise da atividade solar mais preciso Foto: SHAH MARAI/AFP 5.2.2017

O planeta Terra pode entrar em uma pequena era glacial a partir de 2030, segundo cientistas do Reino Unido. Atualmente, os astrônomos conseguem prever os ciclos do Sol com uma precisão muito maior do que era possível algumas décadas atrás, segundo a agência O Globo.

E, agora, um novo modelo de previsão da atividade solar, apresentado pela professora Valentina Zharkova na semana passada, durante o Encontro Nacional da Real Sociedade de Astronomia em Llandudno, no País de Gales, indica uma forte queda nessa atividade nos anos 2030, provocando um moderado resfriamento da Terra.

As condições previstas pelo novo modelo não são experimentadas pela Terra desde a última “miniera glacial”, registrada entre 1645 e 1715 e que ganhou o apelido de “Mínimo de Maunder”, um período em que as temperaturas ficaram abaixo da média em toda a Europa.

Em 1843, os cientistas descobriram que a atividade do Sol varia em ciclos de 10 a 12 anos entre seus picos de atividade mínima e máxima. As flutuações no total de radiação solar recebida pela Terra dentro deste período, no entanto, são difíceis de se prever. Os cientistas acreditam que essas variações sejam causadas pelo efeito de dínamo gerado pelo constante movimento dos fluidos próximo ao núcleo do Sol.

A equipe liderada pela professora Valentina percebeu, porém, que, ao adicionar um segundo dínamo alimentado pelo movimentos dos fluidos mais próximo à superfície do astro, aumenta-se a precisão dos modelos de previsão do comportamento solar.

“Encontramos componentes de ondas magnéticas originando-se em duas camadas diferentes no interior do Sol. Ambas tem uma frequência de aproximadamente 11 anos, embora elas sejam sutilmente diferentes”, diz Valentina.

“Ao longo desses ciclos, essas ondas flutuam entre os hemisférios Sul e Norte do Sol. Combinando essas duas ondas e comparando com dados reais do atual ciclo solar, mostramos que nossas previsões têm uma precisão de 97%”, afirma.

Em tempos de desinformação e pandemia, o Portal Alto Piquiri reforça o compromisso com o jornalismo, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alto Piquiri - PR
Atualizado às 11h07 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 31°

25° Sensação
6.2 km/h Vento
45.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Segunda (19/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias