Sábado, 17 de Abril de 2021
(44)9 8806-5594
POLÍCIA Operação Checker

Polícia Federal de Guaíra deflagra “Operação Checker”para combater fraudes no Auxílio Emergencial

Para efetuarem as fraudes, os investigados faziam uso de programas de computador geradores de CPFs e softwares chamados “checkers” que indicavam os titulares aptos a receberem o Auxílio Emergencial.

06/04/2021 07h22
Por: Redação Fonte: Portal Guaíra com Assessoria
Delegacia da Polícia Federal em Guaíra/PR (foto: Portal Guaíra)
Delegacia da Polícia Federal em Guaíra/PR (foto: Portal Guaíra)

A Polícia Federal (PF) de Guaíra foi às ruas novamente na manhã desta terça-feira (6) para deflagração da denominada “Operação Checker”, cumprindo mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão na cidade de Umuarama/PR, com o objetivo de desmantelar esquema e identificar possível envolvimento de organização criminosa.

Para efetuarem as fraudes, os investigados faziam uso de programas de computador geradores de CPFs e softwares chamados “checkers” que indicavam os titulares aptos a receberem o Auxílio Emergencial.

O líder do esquema possui passagens por outros crimes similares, coordenando golpes anteriores na região de Umuarama, envolvendo falsificação de documentos e atuava no saque fraudulento do Auxílio Emergencial, com a utilização de softwares desenvolvidos por hackers, desde o início do programa.

Os saques eram realizados diretamente no caixa eletrônico, na agência bancária, ou então, quando em valores maiores, por meio de transferência através do sistema PIX.

Estima-se que o prejuízo causado às vítimas das referidas fraudes, bem como aos cofres públicos, apenas pelos levantamentos iniciais, seja próximo a R$ 1 milhão, sem considerar outros potenciais envolvidos, o que será possível investigar a partir da análise do material arrecadado.

Com a atuação dos investigados, além do enorme prejuízo ao erário, centenas de pessoas foram privadas do recebimento do benefício, justamente no momento mais agudo da pandemia.

Estão sendo cumpridos 2 Mandados de Busca e Apreensão e 2 Mandados de Prisão Preventiva expedidos pela Vara Federal de Umuarama.

A operação foi batizada de “Checker” em referência ao programa utilizado pelos investigados para obter acesso aos CPFs com potencial saldo em conta vinculada ao Auxílio Emergencial.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Umuarama - PR

Umuarama - Paraná

Sobre o município
Umuarama é um município do estado do Paraná, no Brasil. Sua população, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2019, era de 111 557 habitantes, sendo a 18ª cidade mais populosa do estado. Tem, como principais atividades, a agropecuária de corte e a prestação de serviços.
Alto Piquiri - PR
Atualizado às 11h47 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 31°

28° Sensação
5.8 km/h Vento
43.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Segunda (19/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias