Domingo, 13 de Junho de 2021
(44)9 8806-5594
BRASIL Tempo

Nova frente fria traz tempestades para a Região Sul

Rajadas de vento moderadas a fortes, com até 60 km/h, podem ocorrer na fronteira do Paraguai com o Mato Grosso do Sul.

28/05/2021 05h54
Por: Redação Fonte: Climatempo
Free-Photos/Pixabay
Free-Photos/Pixabay

Nebulosidade sobre o Brasil

 

Uma nova frente fria avança para o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 28 de maio, e se junta com áreas de instabilidade que crescem entre o Brasil, o Paraguai, a Argentina e o Uruguai. A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera vai estimular a intensificação destas áreas de instabilidade e nuvens bastante carregadas tendem a crescer no decorrer do dia sobre o Rio Grande do Sul,  Santa Catarina e parte do Paraná

O ar seco ainda predomina sobre o Brasil e deixa a maioria das áreas do país com pouca nebulosidade e sem condições para chuva.

 

Nuvens carregadas associadas à Zona de Convergência Intertropical atuam sobre o extremo norte do Brasil provocando chuva por vezes fortes sobre o noroeste do Amazonas,  Amapá e Roraima.

 

 Previsão do tempo para 28/05/2021 - sexta-feira

 

Esta sexta-feira, 28 de maio, é de alerta para tempestades sobre o Rio Grande do Sul, que podem começar na madrugada e se estender até a noite. Em Santa Catarina, no centro-oeste, sul e leste do Paraná, o sol aparece, a nebulosidade aumenta do longo o dia e as pancadas de chuva também podem ser fortes à tarde e à noite. Florianópolis e Porto Alegre podem ter chuva forte. O norte e o noroeste do Paraná terão aumento de nebulosidade, mas não deve chover.

 

Sexta-feira com sol forte, ar seco e sem condições para chuva na Região Centro-Oeste e em praticamente todas as áreas do Sudeste e do Nordeste. Algumas pancadas de chuva passageiras podem ocorrer pela manhã no norte do Espírito Santo e no extremo sul da Bahia, no litoral, na Zona da Mata e no Agreste entre o Recôncavo Baiano e o litoral do Ceará. 

 

Sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite são previstos para o litoral do Maranhão, norte e noroeste do Pará, centro, norte, leste e oeste do Amazonas.

 

Dia com muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora no Amapá e em Roraima. 

 

Alertas meteorológicos para 28/5/2021

 

Alerta especial: situação de perigo para a população na Grande Porto Alegre, Litoral norte, na Serra, no Planalto, Depressão Central, Oeste e Noroeste do Rio Grande do Sul por causa do alto risco de temporais, com chuva volumosa, raios, rajadas de vento com até 80 km/h e granizo. 

 

Alerta para temporais no sudoeste do Rio Grande do Sul, no Planalto Sul e Oeste de Santa Catarina.

 

Atenção para chuva moderada a forte, com risco de raios e eventuais fortes rajadas de vento no sul gaúcho (inclui Campanha e litoral sul), oeste e extremo sul do Paraná (inclui Foz do Iguaçu).

 

Rajadas de vento moderadas a fortes, com até 60 km/h, podem ocorrer na fronteira do Paraguai com o Mato Grosso do Sul.

 

 

Alerta para temporais no Amapá e no centro-norte de Roraima, incluindo as capitais Boa Vista e Macapá

 

Atenção para chuva moderada a forte, com risco de raios e eventuais fortes rajadas de vento no norte/noroeste do Pará e no norte do Amazonas, incluindo Belém e Manaus..

 

A secura do ar é prejudicial para a saúde, ressecando a pele e os olhos e agravando doenças respiratórias crônicas. Uma hidratação mais reforçada é fundamental nesses dias muito secos.

 

Situação de atenção para o ar seco, com o nível de umidade no ar entre 20% e 30%, no interior de São Paulo e Grande SP, no oeste de Minas Gerais, no Distrito Federal, em Goiás, em Mato Grosso do Sul, sul e leste de Mato Grosso, Tocantins, no centro-oeste e norte da Bahia, no sertão do Pernambuco, da Paraíba e do Ceará, no centro-sul do Piauí e do Maranhão.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alto Piquiri - PR
Atualizado às 08h58 - Fonte: Climatempo
13°
Tempo aberto

Mín. 10° Máx. 24°

13° Sensação
18.7 km/h Vento
47.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 24°

Sol
Terça (15/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias