Domingo, 13 de Junho de 2021
(44)9 8806-5594
POLÍTICA Eleições 2020

Eleição suplementar em Nova Prata do Iguaçu (PR) é neste domingo (13)

Votação ocorre em dez locais de votação, das 7h às 17h.

07/06/2021 16h43
Por: Redação Fonte: CCS/TRE-PR
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Acontece neste domingo (13), das 7h às 17h, a eleição suplementar para a prefeitura e vice-prefeitura de Nova Prata do Iguaçu (PR). A eleição vai ocorrer em dez locais de votação, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, e o diretor-geral do Tribunal, doutor Valcir Mombach, estarão no município para acompanhar a votação. O horário preferencial para pessoas acima de 60 anos é das 7h às 10h.

O município de Nova Prata do Iguaçu possui 8.400 eleitoras e eleitores aptos a votar. Para esta eleição, foram convocados 130 mesárias, mesários, colaboradoras e colaboradores.

Locais de votação

- Colégio Estadual José de Alencar: Rua Otacílio Rodrigues, 710 - Centro;

- Escola Municipal Teotônio Vilela: Rua do Colono, 976 - Centro;

- Centro Comunitário da Igreja Matriz - Sinuelo da Paz: Rua Costa e Silva, 515 - Centro;

- Escola Estadual Cecília Meireles: Linha Nova Vitória - Zona Rural;

- Pavilhão da Igreja da Linha Alto Bela Vista: Linha Alto Bela Vista - Zona Rural;

- Pavilhão da Igreja da Linha São João do Vorá: Linha São João do Vorá - Zona Rural;

- Pavilhão da Igreja da Linha Guarani: Linha Guarani - Zona Rural;

- Pavilhão da Igreja da Linha Vila Salete: Linha Vila Salete - Zona Rural;

- Pavilhão da Igreja da Linha Nova Gaúcha: Linha Nova Gaúcha - Zona Rural;

- Pavilhão da Igreja da Linha Ouro Fino: Linha Ouro Fino - Zona Rural.

Clique aqui para conferir o seu local de votação

Documento para votar

Para votar, é preciso apresentar documento oficial com foto, como passaporte, identidade (RG), Carteira de Trabalho (CTPS) ou de Habilitação (CTPS), não havendo obrigatoriedade de levar o título eleitoral impresso.

Como justificar ausência às urnas

Quem não comparecer às urnas pode justificar a ausência pelo aplicativo e-Título no dia da votação. Uma ferramenta de localização geográfica identifica quando a pessoa está fora do seu domicílio eleitoral.

Após as eleições, também é possível justificar pelo aplicativo ou pelo Sistema Justifica em até 60 dias, anexando documentação que comprove a justificativa apresentada. Se a pessoa estiver no exterior, o prazo é de até 30 dias do retorno ao país.

Dúvidas

Por conta da pandemia de Covid-19, o atendimento presencial continua suspenso em todo o Paraná. Em caso de dúvidas, entre em contato com a 162ª Zona Eleitoral de Salto da Lontra, responsável pelas eleições no município de Nova Prata do Iguaçu, pelo telefone (46) 3538-1574 ou pelo e-mail [email protected].

Candidatos e chapas

A eleição é disputada por três candidatos e candidatas: Coligação Nova Prata Igualdade e Progresso (Edilsom Grassi para prefeito e Tatinha para vice-prefeita), Coligação Juntos por Nova Prata (Serginho Faust para prefeito e Odair Pez para vice-prefeito) e pelo Partido PSB (Sandrão para prefeito e Flavia para vice-prefeita).

Motivo da convocação da eleição

A nova eleição em Nova Prata do Iguaçu foi convocada devido ao indeferimento do registro de candidatura do prefeito eleito, Ari Antônio Gallert, por ter renunciado ao mandato de vereador (Legislatura 2016-2020) na Câmara de Nova Prata do Iguaçu (PR) no dia seguinte à comunicação formal a respeito da suspensão de seus direitos políticos, o que poderia levar à instauração de processo para a perda de mandato eletivo, incidindo, assim, na causa de inelegibilidade prevista no artigo 1º, I, "k", da Lei Complementar nº 64/90.

O registro já tinha sido indeferido em 1º grau em outubro de 2020 em decisão confirmada pelo TRE-PR em novembro do mesmo ano. O prefeito eleito não foi diplomado, pois o registro estava indeferido, ainda que sub judice. Em dezembro de 2020, por meio de decisão monocrática, foi negado seguimento ao recurso especial interposto. Após a interposição de recurso (agravo regimental), o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a decisão, que transitou em julgado em 29 de março de 2021.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Eleições 2020
Sobre Eleições 2020
As eleições municipais no Brasil em 2020 ocorrerão em 15 de novembro, com segundo turno marcado para 29 de novembro. Os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios do país.
Alto Piquiri - PR
Atualizado às 08h17 - Fonte: Climatempo
13°
Tempo aberto

Mín. 10° Máx. 24°

13° Sensação
19.6 km/h Vento
55.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 24°

Sol
Terça (15/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias