Terça, 28 de Setembro de 2021
22°

Poucas nuvens

Alto Piquiri - PR

RELIGIÃO Convento carmelita

Convento carmelita de Campo Mourão celebra Nossa Senhora do Carmo

Atualmente de 18 irmãs carmelitas moram no convento em Campo Mourão. Por vocação, elas optaram por viver em fechadas, dedicando-se diariamente oração.

15/07/2021 às 13h08
Por: Redação Fonte: Tribuna do Interior
Compartilhe:
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Na próxima sexta-feira, dia 16, a igreja católica comemora o dia de Nossa Senhora do Carmo. Em Campo Mourão às freiras do convento carmelita, que fica na saída para Mamborê, fazem a novena, que vai terminar com a missa celebrada na sexta pelo Bispo Dom Bruno Versari, às 19h30. Por conta da pandemia da Covid-19, a celebração não terá a presença de fiéis na capela, mas será transmitida pela página do Carmelo na internet.

Atualmente de 18 irmãs carmelitas moram no convento em Campo Mourão. Por vocação, elas optaram por viver em fechadas, dedicando-se diariamente oração. As irmãs carmelitas só deixam o local para atividades que não possam ser realizadas por outra pessoa, como votar ou ir ao médico por exemplo.

Elas não visitam ninguém, nem mesmo os familiares. Apenas recebem visitas, em horários estabelecidos, mas que por conta da pandemia também foram suspensas. Mesmo quando visitadas, o contato se dá através de grades. Até a participação das missa celebrada por padres da diocese de capela do Carmelo, o local reservado as férias é uma cela.

As freiras, porém, não ficam totalmente desconectados do mundo. Elas mantém uma página no Facebook onde interagem com as pessoas, atendem pedido de oração, postam horários de missas, entre outras informações. O convento foi inaugurado em 14 de dezembro de 1987 em um terreno de 12 mil metros, a pedido do bispo Dom Virgílio de Pauli.

Santa Padroeira

A devoção à Nossa Senhora do Carmo tem origem no século XII, quando um grupo de eremitas começou a ser formar no monte Carmelo, na Palestina, iniciando um estilo de vida simples e pobre, ao lado das fontes de Elias, que se estendeu ao mundo todo.

A palavra Carmo, corresponde ao monte do Carmo ou Monte Carmelo, em Israel, onde o profeta Elias se refugiou. A palavra carmo ou Carmelo significa Jardim. A ordem dos Carmelitas venera com carinho o profeta Elias, que é seu patriarca, e a Virgem Maria, venerada com o título de Bem Aventurada Virgem do Carmo. Devido ao lugar, esse grupo foi chamado de Carmelitas.

Quando foram obrigados a ir para Europa fugindo da perseguição dos muçulmanos, a ordem carmelita se espalhou ainda mais. Foram construídas várias igrejas, capelas e até catedrais dedicadas a Nossa Senhora do Carmo. Uma das formas de devoção é simbolizada pelo escapulário, que são duas pequenas imagens unidas por um barbante, sinal de confiança na santa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias