ACCEL CELULARES
ACCEL CELULARES
Decoração
Portal Alto Piquiri
El Mate
Dengue
Portal Alto Piquiri
Tíade Corretorra
Coronavirus
Sumup
Dengue
Coronavírus

Anti-inflamatórios como ibuprofeno podem ser fator de agravamento do Covid-19

Em análise inicial realizada em laboratório, alguns estudos sugerem que anti-inflamatórios como ibuprofeno podem agravar o Covid-19. Paracetamol e dipirona não apresentam mesmo resultado.

16/03/2020 21h26
Por: Portal Alto Piquiri
Fonte: O POVO
552
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Alguns estudos e observações médicas indicam que o uso de anti-inflamatórios como ibuprofeno e cortisona podem agravar casos de Covid-19. Ainda que os indícios sejam pequenos, a recomendação é evitar o uso de medicamentos do tipo em suspeitas do novo coronavírus - o primeiro a trazer o assunto à tona foi o ministro da Saúde da França, Olivier Véran, no Twitter.

Entretanto, o presidente da Sociedade Cearense de Infectologia (SCI), Guilherme Henn, lembra que ainda é cedo para ter certeza dos efeitos de anti-inflamatórios em pacientes com Covid-19. Os resultados agravantes observados foram realizados em laboratório - in-vitro ou cultura de célula - e não podem prever como o complexo sistema imunológico humano agiria.

É pela falta de dados concretos que o Ministério da Saúde do Brasil mantém o ibuprofeno como um dos medicamentos possíveis de serem utilizados em casos sintomáticos parecidos com o novo coronavírus. Isso não significa que a pasta obrigue o uso do fármaco. Além dele, Henn atenta para outros anti-inflamatórios como dipirona e paracetamol que não apresentaram os resultados alarmantes nas observações

"São medicamentos que não têm o mesmo componente do ibuprofeno. Olhe pra sua prateleira, prefira a dipirona e o paracetamol. Nesse momento não dá para fazer uma recomendação negativa", conclui o presidente da SCI.

Vale ressaltar que o ibuprofeno é contraindicado em casos de dengue, além de sobrecarregar os rins. Por isso, o uso dele e de qualquer medicamento deve ser controlado e ter orientação médica. Em casos de dúvida e para aquelas pessoas que já tomam ibuprofeno, Henn sugere entrar em contato com o médico responsável.

Alto Piquiri - PR
Atualizado às 09h16
26°
Muitas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 20°
27°

Sensação

14 km/h

Vento

59%

Umidade

Fonte: Climatempo
Portal Alto Piquiri-Dengue
Dengue
ACCEL CELULARES
ACCEL CELULARES
ACCEL CELULARES
Sumup
Coronavirus
Portal Alto Piquiri
Previsão do Tempo
Municípios
Dengue
Portal Alto Piquiri
Portal Alto Piquiri
Últimas notícias
Portal Alto Piquiri
Mais lidas
Anúncio
Anúncio