Segunda, 29 de Novembro de 2021
27°

Pancada de chuva

Alto Piquiri - PR

PARANÁ Bloqueio de bens

Justiça atende pedido do MPPR e determina bloqueio de R$ 1,7 milhão de ex-prefeito de Iporã e outros sete alvos da Operação Cleptocracia

Entre os réus, estão o ex-prefeito de Iporã na gestão 2017-2020, Roberto da Silva, o Robertinho, seis pessoas ligadas a ele e uma faculdade particular.

27/08/2021 às 18h14 Atualizada em 27/08/2021 às 18h21
Por: Redação Fonte: MP/PR
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Juízo da Vara Criminal de Iporã, no Noroeste do estado, determinou o bloqueio de bens e valores, no montante de R$ 1,7 milhão, de oito réus investigados a partir da Operação Cleptocracia. A decisão atende pedido formulado em ação civil pública por ato de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público do Paraná, a partir da Promotoria de Justiça da comarca.

Entre os réus, estão o ex-prefeito de Iporã na gestão 2017-2020, seis pessoas ligadas a ele e uma faculdade particular. A Justiça determinou ainda a desocupação de um imóvel do município de Iporã cedido irregularmente para a instituição privada de ensino.

Clique aqui para receber as notícias do Portal Alto Piquiri em Tempo Real através do WhatsApp

Conforme apurou o MPPR, os envolvidos teriam criado a faculdade em nome de “laranjas”. Posteriormente, por ato do então prefeito, teriam cedido irregularmente um imóvel público, no qual havia uma escola municipal, para o funcionamento da faculdade. Além disso, o Município de Iporã teria custeado despesas correntes da instituição.

Histórico – A Operação Cleptocracia, promovida pelo núcleo de Cascavel do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Promotoria de Justiça de Iporã, revelou a existência de organização criminosa dedicada à prática de crimes licitatórios, corrupção passiva, falsidade ideológica e peculato no Município, resultando no afastamento do prefeito e da procuradora então em exercício, na prisão de cinco pessoas, no cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão e na suspensão de contratos de 12 empresas investigadas.

Processo número 0001436-50.2021.8.16.0094.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Iporã - PR
Iporã - PR
Sobre o município Iporã é um município da região noroeste do estado do Paraná, no Brasil. Sua população foi estimada em 13 926[3] habitantes, conforme dados do IBGE de 2019. A empresa "Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná Limitada" (mas tarde denominada de SINOP Terras Ltda.), em parceria com os colonizadores Pipino e João Pedro Moreira de Carvalho, foram autorizados a explorarem a "gleba Atlântida", região onde atualmente é a sede do município de Iporã.
Alto Piquiri - PR Atualizado às 19h52 - Fonte: ClimaTempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 31°

Ter 33°C 16°C
Qua 34°C 17°C
Qui 36°C 19°C
Sex 36°C 20°C
Sáb 37°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias