Terça, 28 de Setembro de 2021
35°

Poucas nuvens

Alto Piquiri - PR

POLÍTICA Eleições 2020

TSE determina novas eleições para a Prefeitura de Francisco Alves

Candidato único ao cargo de prefeito foi declarado inelegível por desaprovação de contas públicas.

12/09/2021 às 18h41
Por: Redação Fonte: TSE
Compartilhe:
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou, na sessão desta quinta-feira (9), a convocação pelo TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) de novas eleições para prefeito e vice-prefeito no município de Francisco Alves.

O Plenário tomou a decisão ao negar o recurso proposto e anular os votos recebidos por Valter Cesar Rosa (PSDB), candidato único eleito para a Prefeitura nas Eleições de 2020.

Por unanimidade, os ministros confirmaram a decisão da Corte Regional que declarou Valter Cesar inelegível, com base na alínea "g" do inciso I do artigo 1° da Lei das Eleições (lei n° 9.504/1997), por ter contas públicas desaprovadas pelo TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná).

Voto do relator
O relator do recurso, ministro Sérgio Banhos, informou que as contas rejeitadas se referem ao período em que Valter Cesar atuou como presidente transitório do Consórcio Intermunicipal para a Conservação da Biodiversidade da Bacia do Rio Xambrê de Iporã, cargo que exerceu enquanto prefeito do município.

Banhos destacou que o TRE paranaense considerou que a omissão de Valter em prestar contas do consórcio intermunicipal representou ato doloso de improbidade administrativa capaz de resultar na inelegibilidade.

"Na minha compreensão, não merece reparo a conclusão da Corte Regional no sentido de que ficou configurada a causa de inelegibilidade da alínea 'g', tendo em vista a existência de conduta revestida de dolo, em razão do não cumprimento do dever constitucional de prestação de contas, com afronta aos princípios da administração pública", disse o relator.

Segundo Banhos, a decisão do TRE está de acordo com a jurisprudência do TSE que considera que, ao se omitir na prestação de contas, o gestor assume o risco consciente de sua responsabilização quanto à má gestão dos recursos públicos.

Clique aqui para receber as notícias do Portal Alto Piquiri em Tempo Real através do WhatsApp

Antes de julgar o mérito do recurso, o Plenário negou o ingresso na ação de Liomar Mendes Lisboa, na condição de presidente da Câmara de Vereadores e prefeito interino do município, como terceiro interessado.

Os ministros entenderam que Liomar Lisboa não tem interesse jurídico direto no processo, mesmo sob o argumento de que pretende se candidatar ao cargo de prefeito nas eleições suplementares em Francisco Alves.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Eleições 2020
Eleições 2020
Sobre As eleições municipais no Brasil em 2020 ocorrerão em 15 de novembro, com segundo turno marcado para 29 de novembro. Os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios do país.
Alto Piquiri - PR Atualizado às 12h43 - Fonte: ClimaTempo
35°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 37°

Qua 34°C 20°C
Qui 36°C 20°C
Sex 30°C 21°C
Sáb 29°C 20°C
Dom 37°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias