Terça, 28 de Setembro de 2021
36°

Poucas nuvens

Alto Piquiri - PR

BRASIL Tempo

Vento norte acima de 100 KM/H e calor de quase 40ºC no Sul do Brasil

Parte do Sul do Brasil enfrenta calor intenso e ventania enquanto outras áreas da região têm muita chuva e temporal.

13/09/2021 às 14h40 Atualizada em 13/09/2021 às 14h48
Por: Redação Fonte: METSUL
Compartilhe:
Imagem: Reprodução Metsul
Imagem: Reprodução Metsul

Vento acima de 100 km/h no Sul do Brasil e calor intenso em parte da região nesta segunda-feira são consequência de uma corrente de jato intensa em baixos níveis da atmosfera que traz ar muito quente que fornece a energia para a formação de nuvens de tempestades que provocam muita chuva, grande quantidade de raios e temporais de granizo até grande entre o Nordeste da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul.

Corrente de jato em baixos níveis da atmosfera com ar seco e muito quente se estende da Bolívia até o Sul do Brasil | MetSul

A corrente de jato em baixos níveis é um corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude que se origina na Bolívia e vem até o Sul do Brasil e o Uruguai, transportando ar muito quente do Brasil Central para as latitudes médias do continente. A sua atuação proporciona forte elevação da temperatura e vento muito forte do quadrante Norte em superfície, especialmente em pontos de maior altitude.

De acordo com dados de estações meteorológicas da Epagri-Ciram, as rajadas de vento entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira atingiram 60 km/h em Chapecó, 83 km/h em Água Doce, 91 km/h em Urupema e 105 km/h no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra. No Paraná, o aeroporto de Foz do Iguaçu estava com rajadas perto dos 60 km/h ao meio-dia, o que se repetia nos aeroportos de Cascavel e Toledo. Assunção, no Paraguai, da mesma forma está com forte vento Norte quente e seco com rajadas próximas aos 60 km/h.

A temperatura durante a manhã chegou a 35ºC ou valores próximos em diversos pontos do Oeste e do Meio-Oeste de Santa Catarina em localidades como Itapiranga, Caibi, Piratuba e Ouro. No Paranã, pelas redes da FAB, Inmet e Simepar, o calor é intenso no Oeste. Ao meio-dia, os termômetros indicavam 37ºC em Palotina, 36ºC em Marechal Cândido Rondon, Assis Chateaubriand e Loanda, 35ºC em São Miguel do Iguaçu, 34ºC em Toledo e Santa Helena, e 33ºC em Foz do Iguaçu. No Paraguai, Assunção estava com 37ºC ao meio-dia. Já no Rio Grande do Sul, em áreas do Noroeste que tiveram aberturas de sol com o ar seco e quente da corrente de jato, a temperatura até o meio-dia chegou 34ºC em Santa Rosa e 36ºC em Porto Xavier.

Com a atuação da corrente de jato em baixos níveis, a previsão é de temperatura muito alta e vento Norte forte a intenso ainda nas próximas horas em pontos da Fronteira Oeste, do Noroeste e do Norte no Rio Grande do Sul, e em Santa Catarina e no Paraná, especialmente mais a Oeste dos dois estados. As rajadas podem provocar transtornos como falta de luz e alguns destelhamentos.

Clique aqui para receber as notícias do Portal Alto Piquiri em Tempo Real através do WhatsApp

Com uma corrente de jato em baixos níveis intensa atuando no Sul do Brasil e a perspectiva de uma frente fria avançar sobre a região no final do dia de hoje pelo Oeste gaúcho e amanhã em muitas áreas do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, preocupa a possibilidade de que ocorram tornados.

A interação da corrente de jato com a frente fria gerará cisalhamento (perfil divergente de vento) propício à atividade tornádica. O risco é maior nestas áreas com tempo seco e quente como a Fronteira Oeste, o Noroeste  e Norte gaúcho, além de áreas mais a Oeste de Santa Catarina e do Paraná.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias