Portal Alto Piquiri
Decoração
Tíade Corretorra
El Mate
Padre Reginaldo Manzotti
Dengue
ACCEL CELULARES
Portal Alto Piquiri
Coronavirus
Sumup
Dengue
Covid-19

Em parceria com MP, prefeitos decidem manter igrejas fechadas para celebrações

A reabertura das igrejas vai depender de novo decreto do Governo Estadual e isso não tem prazo para ocorrer.

12/05/2020 18h57
Por: Portal Alto Piquiri
Fonte: Ilustrado
157

Após reunião com o Ministério Público e com o Governo Estadual, na semana passada, os prefeitos da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios) se reuniram ontem à tarde em Umuarama e decidiram manter na região, ao pé da letra, o decreto 4.388/2020 do Governo Estadual em relação às atividades religiosas. Ou seja, as igrejas não podem abrir para celebrações, apenas para aconselhamento individual.

Em Umuarama, as igrejas já estão fechadas faz tempo. Mas na região vários municípios permitiram a reabertura para celebrações com redução na capacidade. São os casos, por exemplo, de Cruzeiro do Oeste, Icaraíma, Cafezal do Sul, Iporã, Mariluz e outras. Mas as aglomerações não poderão mais ocorrer, até um novo decreto sair. A medida estadual não restringe a abertura de igrejas e templos, mas recomenda a adoção de meios virtuais nos casos de reunião coletiva. Os atos religiosos, determina o decreto, devem seguir as orientações da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde.

O presidente da Amerios, Marcio Marcolino, prefeito de Brasilândia do Sul, destacou a importância do diálogo entre os prefeitos e o Ministério Público, principalmente, nas pessoas dos promotores Marcos Faleiros, de Umuarama, Mário Augusto, de Xambrê. A orientação da promotoria de Justiça estadual é para manter as igrejas sem aglomerações de pessoas, uma medida considerada essencial para evitar a transmissão do coronavírus.

A decisão de manter as igrejas fechadas foi unânimes entre os prefeitos e evita ações judiciais dos promotores. “É hora de união e de compreensão para suportar mais uns dias e vencer essa pandemia”, diz o presidente da Amerios. Na avaliação dele, a região da Amerios está indo muito bem nas medidas restritivas e não pode relaxar agora. “Isso poderia comprometer todo um trabalho que vem sendo realizado há semanas”,disse.

A reabertura das igrejas vai depender de novo decreto do Governo Estadual e isso não tem prazo para ocorrer.

Bares e lanchonetes

Outro assunto em pauta foram os bares e lanchonetes, principalmente aqueles que estão permitindo aglomerações em seus estabelecimentos. O problema é que muitos deles estão seguindo as orientações e mantendo o distanciamento social e horário de fechamento. Os prefeitos vão fiscalizar e punir com mais rigor quem desobedecer as recomendações. “Punir todos seria o mesmo que punir quem está trabalhando certo”. Por isso, vão permitir os bares e lanchonetes abertos mais um pouco. Se a situação se agravar, eles podem ser alvos de novos decretos de fechamento.

Alto Piquiri - PR
Atualizado às 20h10
19°
Muitas nuvens Máxima: 24° - Mínima: 15°
19°

Sensação

13 km/h

Vento

65.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
ACCEL CELULARES
Portal Alto Piquiri-Dengue
Dengue
ACCEL CELULARES
Previsão do Tempo
Sumup
Coronavirus
Portal Alto Piquiri
Coronavirus
Municípios
Portal Alto Piquiri
Dengue
Coronavirus
Portal Alto Piquiri
Últimas notícias
Portal Alto Piquiri
Mais lidas
Anúncio
Anúncio